O guia completo para se preparar para uma luta, desde sua preparação física até sua preparação mental
Você quer se tornar um lutador e precisa saber como se preparar para uma luta?
Mesmo que você seja estreante, amador ou profissional, a melhor coisa que você pode fazer hoje é entender quais são os 4 segredos de uma preparação física que vão te tornar um verdadeiro campeão.
Um erro comum da preparação é acreditar que ela é dividida em treinos técnicos e treinos de condicionamento físico, mas isso a médio e longo prazo pode prejudicar e muito o seu desempenho.
Para evitar esse problema, é necessário considerar os 4 fatores básicos da preparação:
- Preparação Técnica
- Preparação Tática
- Preparação Física
- Preparação Psicológica
Vamos falar sobre cada um deles no artigo de hoje. Leia até o final!
Preparação Técnica
A preparação técnica são as habilidades e elementos técnicos da própria modalidade (Muay Thai, Jiu-jitsu, Boxe, MMA, etc) e tem o objetivo de refinar a qualidade do gesto motor.
Quando a técnica está refinada, o golpe se torna ainda mais eficiente e menos energia o atleta gasta para realizar o gesto.
Se você visa se preparar para uma luta, o melhor momento para trabalhar a técnica é na fase de preparação física geral, onde não há competições.
Pontos importantes:
- A preparação técnica é feita pelo próprio professor da modalidade
- O objetivo é refinar a técnica ao ponto que ela se torne “perfeita”, eficiente e econômica
- É melhor que seja feita fora do período competitivo
- Deve ser dominado os elementos básicos primeiro antes de fazer os avançados
Preparação Tática
A preparação técnica para um lutador envolve estudar o estilo de luta, pontos fortes, fracos e tendências de seu oponente. Também inclui estudar imagens de vídeo de suas lutas anteriores para que possam antecipar o que está por vir e planejar de acordo
Você também deve estar preparado para lidar com imprevistos como por exemplo o seu adversário ser substituído por motivos de doença ou outros.
Para você ter uma ideia, atualmente há esportes que contam com equipes para análise de filmagens e estudo de competições. Por isso, ao se preparar para uma luta, o treinamento tático é fundamental para você evoluir na luta e conquistar medalhas e cinturões.
Pontos importantes:
- Estude seu adversário e o evento que você participará
- Estude elementos estratégicos dos princípios da arte marcial que você luta
- Estude as regras e regulamentações para competição no esporte ou evento.
- Avaliar as habilidades táticas dos melhores atletas no esporte.
- Pesquise as estratégias utilizadas pelos adversários.
- Avalie os atributos físicos e psicológicos e o potencial dos adversários.
- Avalie as instalações e o ambiente dos locais de competição.
- Desenvolva táticas individuais que sejam baseadas em pontos fortes e fracos
- pessoais.
- Analise criticamente desempenhos passados contra oponentes específicos.
Preparação Física
Essa preparação tem o objetivo de preparar o atleta fisicamente para a luta, como deixar os golpes mais potentes e fazer com que ele tenha “gás” para aguentar os rounds necessários.
É necessário trabalhar as capacidades físicas como: resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação, fazendo com que o atleta alcance o seu desempenho máximo no período competitivo.
A preparação física é divida em fases:
- Etapa de preparação geral: o objetivo é criar uma base sólida.
- Etapa de preparação específica: tem mais ênfase nas especificidades da modalidade.
- Período competitivo: após a aquisição da preparação específica, é necessário preservá-la durante o período competitivo.
- Período transitório: serve para proporcionar um nível de descanso para os atletas.
Por isso, a preparação física para a luta é muito mais do que flexões, polichinelos, abdominais e burpees normalmente realizados na academia. É necessário um bom planejamento de treino que poderá maximizar o seu desempenho.
Pontos importantes:
- A preparação física deve ser elaborada por um profissional de educação física.
- Deve levar em conta a especificidade da modalidade: a preparação física para o Muay Thai é bem diferente de uma preparação para o Jiu-Jitsu.
- As capacidades físicas são trabalhadas de acordo com a etapa que o atleta está (geral, específica, competitiva ou transitória).
Preparação Psicológica
A preparação psicológica para um lutador inclui entender o que o motiva, bem como preparar-se mentalmente para que ele possa se concentrar em vencer, em vez de se distrair com o medo ou a ansiedade de perder.
Deve ser realizada por um psicólogo do esporte que trabalhará a concentração para luta, motivação, níveis de ansiedade, estresse, resiliência, autoconfiança, foco e tudo o que envolve a mente com o objetivo de otimizar o desempenho físico dentro e fora do ringue.
Algumas técnicas são empregadas como por exemplo a da visualização, que já é comprovada cientificamente, sendo capaz de maximizar a conquista de objetivos.
Por isso, ao se preparar para uma luta, a preparação psicológica é fundamental para aumentar seu desempenho e te fazer chegar ao topo.
Infelizmente, muitas academias ainda não possuem acesso a este treinamento por motivos de: falta de conhecimento dos benefícios, preconceito ou pelo investimento em um profissional capacitado. Procurar informações sobre o assunto pode te ajudar a estar alguns passos à frente do seu adversário.
Pontos importantes:
- O seu psicológico influencia o seu desempenho, por isso fazer essa preparação é fundamental.
- Deve ser feita por um psicólogo do esporte.
- Grandes atletas olímpicos chegaram ao topo com auxílio das estratégias mentais.
Conclusão
Para se preparar para uma luta e chegar no auge da sua condição física e se tornar um vencedor, é necessário ter certeza de que você está pronto para subir no ringue. Por isso, você pode treinar como um campeão, aumentar o seu desempenho e vencer competições utilizando os 4 pilares de uma preparação para a luta que vale puro ouro!
Referências
BOMPA, Tudor; HAFF, Gregory. Periodizaçao Teoria e Metodologia do Treinamento.. Phorte Editora, 2012.
GOMES, Antonio Carlos. Treinamento Desportivo: Estruturação e Periodização. Artmed Editora, 2009.