O Guia Completo para o Exame de Graduação de Muay Thai
Se você tem dúvidas sobre como é feita a graduação no Muay Thai, no artigo de hoje nós vamos te revelar tudo o que você precisa saber! Leia o texto até o final.
Como funciona a graduação no Muay Thai?
O sistema de graduação do Muay Thai tem como critério a evolução do praticante dentro da modalidade.
Para ser graduado, o praticante deve realizar o exame que seja efetuado por uma confederação de Muay Thai.
O aluno é avaliado de acordo com a “faixa” pretendida, sendo que quanto mais avançado, maior o nível de exigência teórica, técnica e física para ser aprovado.
Basicamente no nível iniciante é exigido condicionamento físico como pular corda, abdominais, flexões e as técnicas do Muay Thai como socos (jab, direto, cruzado, upper), chutes (frontal, lateral, cabeça), joelhadas (frontal, lateral), clinch e defesas de socos e chutes.
Nos níveis intermediários e avançados, o nível de condicionamento físico exigido é ainda maior, aumentando o número de repetições e séries dos exercícios. Além das técnicas básicas de Muay Thai citadas, também é necessário realizar cotoveladas, rounds de saco e aparador, sparring, questionário teórico e outras técnicas avançadas da modalidade.
Se você pretende se graduar, pergunte ao seu professor se ele pode dar um treino demonstrativo do exame de graduação, assim você poderá se sentir mais preparado para a sua prova.
Depois de realizar o exame e obter aprovação, você receberá seu kruang/prajied (uma espécie de tarja colocada no braço esquerdo) com a cor da “faixa” que você realizou a graduação e uma carteirinha da confederação validando que você realmente é graduado no Muay Thai.
Um detalhe importante é que graduação realizadas por pessoas físicas não possuem validade pelas Confederações de Muay Thai do Brasil. Por isso, antes de pagar pelo exame, tenha certeza que seu professor/academia é filiado a uma entidade.
Estrutura do exame de graduação
A estrutura do exame pode mudar de acordo com a confederação e o nível do aluno (iniciante, intermediário ou avançado).
Separamos abaixo uma estrutura de exame como base:
- Aquecimento (pular corda ou outro)
- Parte física (abdominais, flexão, etc)
- Parte técnica (referente às técnicas da sua “faixa”)
- Rounds de saco
- Rounds de aparador
- Rounds de sparring
- Parte teórica
Quanto mais avançado o aluno, mais itens dessa lista serão exigidos. Por isso, verifique com seu professor quais itens acima podem ser solicitados, incluindo o tempo, número de séries e repetições.
Quem pode graduar no Muay Thai?
Praticantes e atletas de Muay Thai podem realizar o exame de graduação.
Para isso, é necessário que o treinador seja filiado à alguma confederação de Muay Thai (CMTB, CBMT/CBMTT). Essas confederações realizam diversos eventos anuais de exame de graduação que você poderá se graduar.
Veja também: O guia completo das cores de graduação de Muay Thai para praticantes novos e avançados
Por que no Muay Thai profissional não tem graduação?
O Muay Thai é uma luta com origem na Tailândia e neste país, não foi criado nenhum sistema de graduação, pois na época que o Muay Thai se tornou um esporte com regras, não foi adotado padrão ou currículo de ensino.
Além disso, se você for na Tailândia, perceberá que o Muay Thai é levado de forma profissional diferente do ocidente, onde o esporte é praticado para fins estéticos, emagrecimento, saúde, condicionamento físico, etc.
Por isso, o que vale na Tailândia é o cartel de lutas que prova o desempenho do lutador.
Como no Brasil o objetivo da prática do Muay Thai era outro, O Grão Mestre Nélio Naja, que foi quem introduziu a modalidade no nosso país, já havia percebido a necessidade da criação de níveis.
Assim, em conjunto com uma confederação, Nélio criou a primeira versão da classificação das “faixas” do Muay Thai, pois o objetivo deste esporte no Brasil não é o treinamento de lutadores como na Tailândia, mas ligar o avanço da “faixa” com as habilidades técnicas, preparação física e disciplina exigida em cada uma das graduações.
Desse modo, o exame de graduação cresceu no Brasil, sendo aceito e amplamente realizado pelas confederações.
Quanto tempo para cada graduação de Muay Thai?
O tempo entre uma graduação e outra vai depender de alguns fatores como:
- Sua frequência de treinos
- Seu nível de habilidade no Muay Thai
- Quando foi sua última graduação
- Se o seu professor achar que você está apto para graduar
Por isso, a troca de graduação no Muay Thai é realizada de acordo com a evolução do praticante na luta, podendo ser feita a partir de 3 meses de treino.
A partir dos níveis intermediário e avançado, o tempo entre uma graduação é de 12 meses, pois exigem maior nível técnico e físico, sendo necessário uma boa preparação para conseguir aprovação no exame.
Como saber se a graduação é confiável?
Para ser confiável, a graduação precisa ser realizada por uma entidade como as Confederações de Muay Thai (CMTB, CBMT/CBMTT).
O exame não precisa necessariamente acontecer nas sedes das confederações, pois há muitos filiados ao redor do Brasil, podendo ser realizado em outro lugar.
Além disso, você também recebe uma carteirinha da confederação que valida e possui reconhecimento a nível nacional e internacional.
Veja também: O guia completo das cores de graduação de Muay Thai para praticantes novos e avançados
Quanto custa se graduar no Muay Thai?
Após uma pesquisa no site da CMTB, encontramos que os valores variam de acordo com o nível do aluno. Assim, o exame pode variar entre R$150,00 e 2 salários mínimos.
Quais equipamentos preciso levar no dia da graduação?
No dia da graduação é importante que você esteja devidamente uniformizado com shorts e camiseta da sua equipe de Muay Thai. Se você não tiver, recomendamos utilizar uma camiseta lisa (sem estampas).
Além disso, leve todo seu equipamento de Muay Thai como luvas, bandagem, caneleira e protetor bucal.
Pode ser que você precise pular corda na sua graduação, portanto é importante que você tenha a sua. Caso não tenha, veja com seu professor se haverá cordas disponíveis no dia.
Também verifique o uso de cotoveleiras, protetor genital e protetor de seios que podem ser pedidos para as graduação intermediárias e avançadas.
Resumindo os equipamentos:
- Camiseta da sua equipe
- Shorts de Muay Thai
- Luva
- Bandagem
- Protetor bucal
- Caneleira
- Cotoveleira
- Corda de pular
- Protetor genital
- Protetor de seios
A graduação é obrigatória?
O exame de graduação de Muay Thai não é obrigatório.
No Brasil, muitos praticantes fazem Muay Thai por motivos como: condicionamento físico, emagrecimento, para benefícios psicológicos, etc. Por isso, caso esse seja o seu caso, você não é obrigado a se graduar. Isso também vale para grupos especiais, crianças e idosos.
A graduação é indicada para pessoas que desejam competir, se tornarem instrutores/professores ou garantir comprometimento com o esporte e ter a recompensa dessa evolução que é subir o seu nível de “faixa”. Afinal, é muito bom sermos recompensados por nossos esforços, não é mesmo?
Vale a pena se graduar no Muay Thai?
A graduação no Muay Thai é uma excelente maneira de mostrar a evolução do aluno no esporte, sua experiência técnica e além de ser uma boa recompensa pela sua disciplina e dedicação nos treinos. Por isso, a graduação no Muay Thai vale a pena!
Veja também: O guia completo das cores de graduação de Muay Thai para praticantes novos e avançados