Creatina: o que é, para que serve e porque ela é considerada o melhor suplemento para lutadores

Estudos mostram melhora do desempenho nos esportes de combate: conheça os benefícios da creatina
Foto by: freepik

Se você é praticante ou atleta de lutas, artes marciais ou esportes de combate, a creatina pode ser um excelente suplemento para aumentar a potência dos seus golpes e levar o seu desempenho para outro nível. 

É considerado o suplemento mais eficiente nas modalidades intervaladas de alta intensidade, ou seja, no caso das lutas, é excelente para Muay Thai, Boxe, MMA, Wrestling, Kickboxing, Judô e outros esportes de combate.

A boa notícia é que o Ciência do Ringue vai te revelar tudo o que você precisa saber sobre o uso da creatina no texto de hoje.

O que é a creatina?

A creatina é composta pela junção de três aminoácidos: glicina, arginina, metionina, sendo produzida pelo corpo, nos rins, pâncreas e fígado. A alimentação também é uma fonte de creatina, sendo encontrada principalmente em carnes e peixes. 

O corpo produz cerca de 1g por dia e o restante é obtido através da alimentação (cerca de 1-3g de creatina por dia). 

Cerca de 95% da creatina do corpo humano é encontrada no músculo esquelético e 5% no cérebro e nos testículos. 

Para que serve a creatina?

O suplemento é recomendado para o aumento da força, potência e massa muscular.

Isso acontece porque a maior parte da creatina que temos no corpo está no músculo. Assim, quando há aumento no estoque da creatina, isso significa que o músculo terá mais energia para realizar o exercício. Com mais energia, você será capaz de aumentar o seu desempenho.

Benefícios da creatina:

  • Melhora a performance nos treinos
  • Colabora para o ganho de massa magra
  • Aumento da força e potência durante o treino
  • Combate a fadiga e acelera a recuperação muscular
  • Aumenta a performance nos tiros de corrida
  • Melhora a síntese de glicogênio, ou seja, mais e energia disponível para os seus treinos
  • Aumento da capacidade anaeróbica, ou seja, sua capacidade de fazer esforço intenso 
  • Aumento da capacidade de trabalho muscular
  • Promove ótima tolerância ao treino 

Veja também: Qual é a melhor creatina para lutadores? Top 7 para comprar

Veja também: Beta-alanina: O que é, para que serve e benefícios para lutadores

Como Tomar?

Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva , o melhor jeito de tomar creatina é ingerir 5g (ou aproximadamente 0,3g/kg peso corporal) de creatina monohidratada 4 vezes ao dia por 5-7 dias consecutivos, seguindo de 4-5g por dia como forma de manutenção.

Outra forma de tomar é ingerir 3g por dia durante 28 dias. A diferença é que esse método aumenta a creatina de forma gradual e o primeiro de forma rápida. Além disso, pode ter um efeito menor na performance e adaptação do exercício. 

Foto by: freepik

Horário para tomar o suplemento

Por não promover um efeito imediato no organismo, a creatina pode ser ingerida em qualquer hora do dia.

O efeito da creatina dura quanto tempo?

Depois que os níveis de creatina estão altos, demora de 4-6 semanas para o estoque de creatina voltar aos níveis normais. 

Como aumentar o efeito da creatina?

Ingerir creatina com carboidrato ou carboidrato e proteína promove a melhor retenção de creatina, facilitando a entrada da creatina no músculo. Portanto, essa é a combinação perfeita para quem deseja aumentar seu desempenho e ter golpes de luta ainda mais potentes. 

A creatina faz mal para os rins?

Estudos científicos mostram que a suplementação de creatina quando ingerida em doses recomendadas, não resultada em insuficiência renal, dano e/ou disfunção renal em indivíduos saudáveis.

A creatina causa queda de cabelo?

A maioria das evidência científicas mostram que a creatina não possui relação com queda de cabelo ou calvície.

A creatina causa retenção de liquido?

Embora haja alguma evidência para sugerir que a suplementação de creatina aumenta a retenção de água, atribuída principalmente a aumentos em volume intracelular, a curto prazo, há vários outros estudos sugerindo que não há alterações da água corporal total (intra ou extracelular) em relação à massa muscular por períodos mais longos de tempo. Como resultado, a suplementação de creatina pode não levar à retenção de água.

Cuidados 

Ingerir altos níveis de creatina acima do protocolo recomendado pode causar a deficiência do corpo de sintetizar a creatina de forma natural e influenciar o aparecimento de doenças.

A suplementação de creatina deve ser feita sob orientação de um médico ou nutricionista.

Por que a creatina é recomendada nos esportes de combate? 

As lutas, artes marciais e esportes de combate são atividades intervaladas de alta intensidade. Quando fazemos golpes “explosivos” (alta intensidade), utilizamos o sistema da fosfocreatina, que é a fonte de energia disponível mais rápida que temos no músculo.

Por isso, a suplementação de creatina vai fornecer ainda mais energia para você. Em outras palavras, seus golpes serão mais explosivos e você poderá dar socos e chutes com mais força e velocidade. Além disso, sua recuperação será ainda mais rápida, por causa do estoque maior de creatina intramuscular.

Portanto, se elevar o desempenho é o que você quer, a creatina é o melhor suplemento para conquistar sua melhor forma em menos de 30 dias.

Evidências científicas também mostram que a creatina diminui a acidose muscular, ou seja, aquela sensação de fadiga muscular. Isso faz com que o seu corpo tenha mais “gás” para os treinos. 

Outro benefício nos esportes de combate é que a creatina tem efeito neuroprotetor e isso pode ser uma boa estratégia para proteger ou recuperar da concussão (lesão cerebral causada por uma pancada na cabeça ou uma agitação violenta da cabeça e do corpo), algo comum em esportes de contato.

Foto by: pexels

A creatina é um suplemento seguro?

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva concluiu que a suplementação de creatina monohidratada é segura, sendo o nutriente ergogênico mais eficaz atualmente disponível para atletas em termos de aumentar a massa magra e a capacidade de exercício de alta intensidade. 

Além disso, atualmente, a creatina monohidratada é a forma de creatina mais extensivamente estudada e clinicamente eficaz para uso em suplementos em termos de absorção muscular e capacidade de aumentar a capacidade de exercício de alta intensidade.

Conclusão 

A creatina é o suplemento ideal para praticantes e atletas de esportes de combate, pois é extremamente eficaz para aumentar a performance dos golpes, deixando-os mais fortes e potentes. Por isso, o investimento nesse suplemento vale a pena se o seu objetivo for treinar para aumentar seu desempenho. As evidências científicas mostram que este é o suplemento mais eficaz do mercado, sendo necessário seguir o protocolo de ingestão para aproveitar todos os seus benefícios. Consulte seu médico ou nutricionista.

Veja também: Qual é a melhor creatina para lutadores? Top 7 para comprar

Veja também: Beta-alanina: O que é, para que serve e benefícios para lutadores

REFERÊNCIAS:

ANTONIO, Jose et al. Common questions and misconceptions about creatine supplementation: what does the scientific evidence really show?. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 18, n. 1, p. 13, 2021.

CAMPBELL, Bill I.; LA BOUNTY, Paul M.; WILBORN, Colin D. Dietary supplements used in combat sports. Strength & Conditioning Journal, v. 33, n. 6, p. 50-59, 2011.

KREIDER, Richard B. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 18, 2017.

Facebook Comments Box

Sarah Gomes | Ciência do Ringue

Bacharela e licenciada em Educação Física (UNICAMP); Pós-graduada em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo (UNICAMP) e Mestre na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte (UNICAMP).