Pode conciliar Muay thai e musculação?

Será que você pode fazer os dois? Te contamos tudo neste artigo!

Pode conciliar Muay Thai e musculação? Pode treinar Muay Thai e musculação no mesmo dia? Geralmente, essas são as principais dúvidas de quem está buscando ganhar músculos enquanto desenvolve habilidades de combate.

É exatamente isso o que nós vamos te revelar hoje. Leia o artigo até o final!

Você pode fazer Muay Thai e musculação? 

A resposta é SIM!

Vamos falar sobre os diferentes objetivos de combinar essas modalidades.

  1. Para quem busca saúde
pode fazer musy thai e musculação no mesmo dia?
Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Se o seu objetivo é ter mais saúde, qualidade de vida, emagrecer, diminuir o estresse do dia a dia e ter um corpo esteticamente bonito, saiba que combinar as duas modalidades irá fazer muito bem para você.

Existe um modelo de treino muito estudado na literatura científica conhecido por Treinamento Concorrente, que é um programa que combina exercícios aeróbios e de força em uma mesma sessão ou em dias alternados.

Apesar do Muay Thai ser considerado uma modalidade anaeróbia lática, não podemos deixar de ressaltar que ainda assim ele melhora a capacidade cardiorrespiratória, portanto, combinar as duas modalidades seria benéfico para a sua saúde.

Enquanto o Muay Thai melhora sua capacidade cardiorrespiratória, o treino de musculação fortalece os músculos. 

Essa combinação é a solução para quem quer cuidar da saúde, melhorar o condicionamento físico, tonificar os músculos e emagrecer.

  1. Para quem busca hipertrofia
pode treinar luta de musculação no mesmo dia
Imagem de fxquadro no Freepik

Se você deseja conciliar musculação e Muay Thai, mas seu principal objetivo é hipertrofia, ou seja, ganho de massa muscular, então você precisa se atentar a alguns detalhes.

Neste caso, o treino de musculação e de lutas se contradizem, causando o efeito de interferência do Treinamento Concorrente. Esse efeito mostrou que realizar o treinamento de pesos com cardio resulta em uma redução da capacidade de desenvolver força.

Isso significa que o Muay Thai não é uma boa atividade para fazer se seu objetivo principal for musculação e ficar o mais grande possível.

Se treinar as duas modalidades para você é apenas um hobby, então está tudo bem. Mas, se você deseja construir músculos, então saiba que você poderá ter uma redução na capacidade de desenvolver força. 

Recomendações para diminuir o efeito de interferência do treinamento concorrente:

  • Frequência do treino de lutas: menor ou igual a 2 vezes por semana
  • Ordem do exercício: musculação primeiro, lutas depois
  • Tempo de recuperação: pelo menos 6h entre cada treino

Se o seu objetivo é hipertrofia, então as recomendações acima podem te ajudar a minimizar o efeito de interferência.

  1. Para quem busca se tornar um(a) lutador(a)
Imagem de pexels-franco-monsalvo

Se a sua dúvida é se pode combinar Muay Thai e musculação com o objetivo de competir e se tornar um(a) lutador(a), então saiba que você não pode, você deve combinar as duas modalidades, mas precisa se atentar a detalhes muito importantes.

Combinar musculação e Muay Thai é diferente de realizar treinamento de força para a luta. No primeiro, você está combinando duas modalidades opostas no seu programa de treinamentos, enquanto o segundo, você está realizando um treino complementar para beneficiar diretamente o seu desempenho na luta.

Por isso, exercícios com peso são utilizados como forma de preparação física para os esportes de combate, mas o que muda é a configuração do treino: séries, repetições, tempo de pausa, tipo do exercício, intensidade, etc.

Vamos com um exemplo prático.

Em um treino de musculação com foco em hipertrofia, recomenda-se a utilização dos pesos na faixa de 70 a 80% (8 a 12 RM). 

Isso seria um pouco diferente no caso da utilização da musculação com o objetivo de preparação física para o Muay Thai. Um dos focos dessa preparação seria o aumento de força máxima, em que a configuração do treino seria com o volume de peso na faixa de 70 a 95% do máximo. A execução dos exercícios até a fadiga, com o peso de cerca de 95% do máximo (2 a 3 RM).

Em ambos os casos poderia ter sido o mesmo exercício, como o supino reto por exemplo. As configurações do treino são completamente diferentes, sendo o primeiro com foco em hipertrofia e o segundo com foco em força máxima (este ajudaria a aumentar a potência dos socos). 

Portanto, se você é um(a) lutador(a), você deve combinar treino de pesos com Muay Thai. O que implica é a configuração deste treino que se feito da maneira correta, irá te proporcionar socos e chutes mais explosivos. 

Um adicional é que o treino com pesos também é muito importante para fortalecer seus músculos e articulações, algo que reduz o risco de lesões em atletas de esportes de combate (Boxe, Muay Thai, Kickboxing, MMA, Jiu-jitsu, Karatê, Taekwondo, Judô, etc.)

Você pode conciliar Muay Thai e musculação no mesmo dia? 

A resposta é SIM!

Para fazer os dois no mesmo dia recomendamos que se possível, você dê um intervalo de 6h entre uma modalidade e outra (treinar um pela manhã e outro a tarde/noite ou vice-versa).

Caso não for possível e seu dia for muito corrido, você pode optar por fazer um treino seguido do outro.

A diferença é que o tempo de descanso entre as modalidades ajuda a minimizar o efeito de interferência do treinamento concorrente e também ajuda o seu corpo a se recuperar melhor.

Pois, imagine que você fez um treino pesado de peito e tríceps e logo em seguida irá para o Muay Thai treinar socos. Como ficará seu desempenho na luta?

Se apenas lendo este texto você conseguiu imaginar como ficaria, então você sabe que o intervalo seria muito importante.

Além disso, se atente em dias ou semanas que você teve um efeito cumulativo de muitos treinos seguidos e se sentiu cansado(a), então o ideal é que tire um dia OFF, pois esse efeito pode causar lesão por esforço, principalmente quando se faz 2 treinos no mesmo dia.

Foto by: pexels-los-muertos-crew

Qual você deve treinar primeiro? Muay Thai ou musculação?

Treine primeiro aquilo o que você deseja priorizar.

Se a sua prioridade é hipertrofia, então faça musculação primeiro.

Se a sua prioridade é desempenho na luta, então faça o Muay Thai (ou outra luta de preferência) primeiro.

Conclusão

Muay thai e musculação podem ser combinados. 

Se o seu principal objetivo é melhorar sua saúde, emagrecer e ter qualidade de vida, então é ótimo combinar exercícios com peso com exercícios cardiorrespiratórios. Tenha em mente, que talvez você não seja excelente nas duas coisas, mas poderá desenvolver um ótimo condicionamento físico e uma ótima saúde. 

Se o seu principal objetivo é hipertrofia, então foque na musculação, treine mais vezes por semana comparado ao Muay Thai e treine primeiro, caso faça as duas modalidades no mesmo dia.

Se o seu principal objetivo é se tornar um(a) grande lutador(a), então, priorize os treinos de Muay Thai e use o treino de força como um complemento, ou seja, forma de preparação física para a luta.

Veja também: Como combinar artes marciais e musculação?

Referências:

Bishop, D.J., Bartlett, J., Fyfe, J., Lee, M. (2019). Methodological Considerations for Concurrent Training. In: Schumann, M., Rønnestad, B. (eds) Concurrent Aerobic and Strength Training.

GOMES, Antonio Carlos. Treinamento Desportivo: Estruturação e Periodização. Artmed Editora, 2009.

Hickson, R.C. Interference of strength development by simultaneously training for strength and endurance. Europ. J. Appl. Physiol. 45, 255–263 (1980).

METHENITIS, Spyridon. A brief review on concurrent training: from laboratory to the field. Sports, v. 6, n. 4, p. 127, 2018.

Facebook Comments Box